26.10.09

Wyd-Forever Entrevista #11: [GM] Theurgus

Wyd-Forever: Nome e Idade?
[GM] Theurgus:  Fagner “Yvol” Rotter, 24 anos. O orkut não é fake, podem add   =]

Wyd-Forever: Estuda e Trabalha em que?
[GM] Theurgus: Faço faculdade de Ciência da Computação, e vou curtir pelo menos um meszinho de férias da Ongame antes de procurar trampo novo, eu mereço! kkkk

Wyd-Forever: GM da OnGame em que período?
[GM] Theurgus: De dezembro de 2008 a outubro de 2009 cuidando do bad user, além do QNA no ultimo mês.

Wyd-Forever: Por que deixou de ser GM?

[GM] Theurgus: A empresa não me deu a oportunidade de crescimento que eu esperava. Ser GM é divertido mas não dá futuro não! kkkk


Wyd-Forever: Já jogava WYD antes? Joga atualmente?
[GM] Theurgus: Não conhecia antes de trabalhar na empresa, agora eu jogo de FM noob no Sephira


Wyd-Forever: Como se deu a seleção da escolha de você como GM?
[GM] Theurgus: É sem segredo. Me candidatei, teve uma entrevista, um mês de treinamento, umas 4 provas e pronto, além é claro de matar um Tarrasque no tapa, rsrs.

Wyd-Forever: Como era a rotina do Suporte Bad User?
[GM] Theurgus: Matar um leão por dia, simples assim. Podemos resumir que era o Brasil inteiro reclamando de um jogo cheio de problemas para uma única pessoa trabalhando 5 horas por dia resolver.
Pra resolver isso eu e outros GMs criamos algumas políticas e soluções para diminuir a demanda e resolver os problemas mais rápido, como a notícia sobre o Bug da troca para concientização, o procedimento de caça aos hackers pelos logs e a Black List de Speeds no livre por exemplo. Melhorou muito, diminuído o atraso nas respostas do Bad de meses para dias, mas quando eu saí ainda estava longe de ficar ótimo. Posso dizer que a solução final para o Bad User seria contratar mais gente pro trabalho, conscientizar os jogadores para evitarem problemas e denunciarem corretamente, mas isso já depende das políticas da empresa e da boa vontade de muitos players.


Wyd-Forever:  Qual dos Gms você considera que faz um bom trabalho?
[GM] Theurgus: Difícil dizer... Todos fazem um excelente trabalho e o maior problema está em demanda e bugs, não nas pessoas. Mas pra nomear alguém eu nomearia o GM Loki com quem tive mais contato, o cara sempre mandou muito bem e adora o que faz.

Wyd-Forever: Ongame opera no limite máximo de GMs?
[GM] Theurgus: Sim, e há um bom tempo. Isso acontece porque o game estar numa fase ruim por que a equipe seria o suficiente para toda a demanda em situações normais. Eu acredito que seria bem melhor contratar mais gente, mas entendo que não é viável contratar pessoas para trabalhar em um surto de problemas, só para ter que mandar todos embora um mês depois.


Wyd-Forever: Gunbound possui um GameGuard, contra hacks. Por que WYD não?
[GM] Theurgus: Só por que ainda não foi desenvolvido um, mas essa é a intenção. A desenvolvedora está trabalhando nesta solução, ou na correção da vulnerabilidade do sistema do jogo, o que for mais viável.


Wyd-Forever:  Como se dá a comunicação GM-Produtora?
[GM] Theurgus: Por e-mails mensais com um detalhamento de todas as necessidades do jogo, junto com um histórico dos problemas pendentes. Não concordo com esse procedimento, acho demorado demais e alguns problemas sérios como a clonagem de itens gerou sérios danos antes de serem resolvidos (da primeira vez), e seus efeitos demoram mais para serem superados.

Wyd-Forever: Wyd é o jogo mais lucrativo para Ongame?
[GM] Theurgus: Até onde eu sei em janeiro era o segundo mais lucrativo, perdendo só para o GunBound. 

Wyd-Forever: Qual é a “posição” da Ongame em relação ao surto de Hacks?
[GM] Theurgus: Não sei se isso tá bem claro para os jogadores, mas claro que essa é a maior preocupação e prioridade do momento. As medidas para bloquear os hacks são o bloqueio dos sistemas de hack, desde cada um individualmente até a vulnerabilidade do sistema que permite que estes hacks funcionem, além da punição do maior número de hackers possível, tanto por denuncias quanto por pesquisa. Este trabalho não fica muito visível para os jogadores mas é tratado diariamente, e a demore acontece, como eu citei acima, por causa da dependência de soluções da produtora.

Wyd-Forever: Hacks entraram no jogo de maneira absurda cerca de meses atrás. Qual foi a primeira reação de vocês sobre o assunto?
[GM] Theurgus: O desenvolvimento da pesquisa de hackers por logs. Esta medida tornou as denuncias desse tipo desnecessárias, o que deu mais tempo para o suporte bad user pesquisar e punir infratores. A Black List do fórum livre é um reflexo desse esforço.
Ao mesmo tempo buscamos todos os programas de hack e os testamos, gerando um tutorial e enviando estes dados para a produtora, que trabalha na geração de bloqueios para estes programas.


Wyd-Forever: Na opinião da pessoa Theurgus, não do Ex-GM. Existe saída para os Hackers no WYD?
[GM] Theurgus: Sem dúvida. To ficando meio repetitivo nisso mas os hacks são programas de computador assim como o jogo, e funcionam da mesma forma lógica. Basta bloquear este funcionamento e o jogo voltará a ser o que sempre foi, e a Ongame tem prioridade nisso. Basta a desenvolvedora terminar de estudar o funcionamento dos hacks e criar as formas de bloqueio, enviando-as por patch. Resumindo, a solução pode vir a qualquer momento com um patch, e com certeza essa é a maior urgência da empresa quanto ao WYD.


Wyd-Forever: Entre os GMs se especulava até quando duraria o WYD?
[GM] Theurgus: Não, não pensamos no fim do WYD, isso é praticamente pensar em quando você será despedido! UAHSuhAUHsuh
A idéia é manter o jogo sempre 100% o máximo possível e sem data pra acabar.


Wyd-Forever: Já sugiram vários boatos, mas efetivamente, já houve a possibilidade do Game trocar de Empresa? Como para LevelUP, por exemplo?
[GM] Theurgus: Vender o WYD seria como um time de futebol fazendo um gol contra, não faz nenhum sentido no mercado. Isso só aconteceria se de alguma forma fosse mais lucrativo para a Ongame deixar de administrar o jogo vendendo seus direitos de distribuição, o que me soa um bocado impossível.


Wyd-Forever: Você chegou a trabalhar na preparação do 7.55?
[GM] Theurgus: Não, na época tinha acabado de ser transferido para o suporte QNA, e vocês sabem bem a fila que estava lá, não é? kkkkk

Wyd-Forever: Como você acha que pode ser explicada a inclusão cheia de Bugs de uma versão que demorou meses na preparação?
[GM] Theurgus: Sinceramente não sei. Ouvi boatos de que a nova versão tinha bloqueio contra speedhack. Talvez tenha sido mais vantajoso encarar os problemas dos bugs da versão ao invés dos speedhackers, mas quando descobri que eles ainda estão aí (com ou sem um programa novo pra isso), fiquei sem saber o que pensar.

Wyd-Forever: Bug coroas, WPE, CE, Speeds, Ones, até Kefra sendo morta para Hacks. Você não acha que a paciência dos players já deveria ter acabado?
[GM] Theurgus: Com certeza, mas agora, de quem é a culpa? Posso ouvir daqui gente lendo isso agora e pensando “da Ongame”, mas por que a empresa administra bem outros jogos e apenas o WYD está com tantos problemas? A empresa tem sim seus problemas e coisas que eu mesmo mudaria para melhorar, mas o maior problema do WYD na minha opinião são os jogadores mal intencionados impregnados na nossa comunidade. Esses sinceramente se empenham em atrapalhar, passando dias pesquisando como burlar o sistemas, e várias horas programando e testando hacks. Lidar com bugs é fácil, difícil é agüentar esses @#$%¨#@$!

Agora falando sério: A Ongame tem sua parcela de culpa e pode fazer melhor sim, mas a comunidade pode fazer muito mais do que pensa para ajudar, como por exemplo evitando ao máximo a disseminação destes hacks, a compra ou o uso deles, além de denunciarem corretamente sempre que necessário. Afinal, podemos lutar juntos para o bem de nossa comunidade e para continuarmos com nossa diversão sem limites, ou podemos lutar uns contra os outros, mas na segunda opção todos perdem no final.


Wyd-Forever:  Por que os GMs não operam mais dentro do jogo, para intimidar os Hackers? É raro se ver um GM ingame, e quando se vê é no PVP Armia.
[GM] Theurgus: Justamente pela falta de tempo. Ficar in-game é uma das coisas mais divertidas em ser GM, mas é tanto trabalho com suportes, atualizações, testes, pesquisas, eventos e etc que simplesmente não dá tempo. Outra, em 3 horas eu conseguia a marca de 30 infratores diferentes punidos + todas as suas contas relacionadas, cerca de mais de 100. Nunca conseguiria este resultado in game, então contra os hackers é mais viável ficar off nesse ponto.


Wyd-Forever: Existe a possibilidade da troca para 7.54 de volta? Ou a 7.55 é algo obrigatório?
[GM] Theurgus: Essa troca eu quis muito que acontecesse, por que eu mesmo não conseguia jogar! uHAushuhAAHU
Perguntei se seria possível pessoalmente para o GM ElfUser, mas ele disse não e não disse o motivo...


Wyd-Forever: Qual caso mais curioso que você viveu como GM?
[GM] Theurgus: Hahahaha, com certeza das visitas de jogadores na Ongame! Já encontrei todo tipo de jogador, desde os que tomaram uma cerveja comigo conversando numa boa até os que pareciam querer fazer ameaças. Adoro os jogadores conscientes, que sabem a diferença entre jogo e realidade, entre funcionário e amigo e que lidam bem com isso.

Wyd-Forever: Já teve visitas de Players à Ongame?
[GM] Theurgus: Várias, e a maioria foi bacana.

Wyd-Forever: Qual sua opinião em relação ao atual Malech?
[GM] Theurgus: To bem desinformado sobre o Malech em especial, eu cuidava dos 3 servidores todos juntos e não diferenciava muito. Só sei que agora tá bem melhor com a volta da rivalidade, tava na hora! (me desculpem os que perderam com isso, mas a comunidade ganhou, então valeu a pena)

Wyd-Forever:  já existiu favorecimento de algum GM à certos jogadores?
[GM] Theurgus. Claro! que vocês podem entender isso de várias formas, então ai vai a explicação: Eu pessoalmente puni  centenas de usuários, mas cheguei a encontrar alguns desbloqueados depois, recebendo até reclamações no suporte sobre isso. Tirei a dúvida com o GM responsável pelo desbloqueio e descobri que alguns jogadores trabalharam ou trabalham para alguns GMs em algumas situações de necessidade, como para espionagem por exemplo. Isso explica os casos com os quais eu tive contato, se houve algum outro eu to por fora.

Wyd-Forever: O que você propõe para que o WYD melhore?

[GM] Theurgus: Essa é boa, lá vai:

JOGADORES: NUNCA comprem ou usem os hacks, por mais que alguém acabe usando. Perder sua conta já é ruim, mas ajudar a estragar o jogo que você começou a jogar por que adorou é insensatez, e depois não vai ter volta.
Denunciem sempre que necessário mas sempre corretamente. Assim vocês ajudam o suporte a nos ajudar, e vocês não tem idéia do quanto isso faz diferença, palavra de ex-GM!

DESENVOLVEDORA: Pelamordideus, agiliza esses bloqueios!!!! (essa um GM tem que mandar no relatório! Kkkk)

ONGAME: Criem políticas de conscientização para os jogadores, já foi feito antes e deu resultados positivos.
Pressionem (mais ainda) a desenvolvedora, ela é nossa principal forma de solução e tempo tá em falta.
Contratem mais funcionários, o jogo precisa (e merece) essa atenção, e um salário a mais no fim do mês vai valer muito a pena.


Wyd-Forever: Pra acabar, qual projeção final que você faz em relação ao Malech, ao Wyd, aos players e as hacks para os próximos anos (anos?) ?
[GM] Theurgus: De novo, to meio por fora de qualquer servidor especificamente, prefiro falar no geral.
Para o WYD, a previsão é que a desenvolvedora bloqueie a vulnerabilidade para os hacks,  corrija os erros da versão atual, que a economia do Alastar seja equilibrada com a dos outros servidores e que o jogo dure indefinidamente com muitas e muitas guerras no meleka. =]

 Quanto aos jogadores, nunca vão mudar: Sempre teremos os bons jogadores, e os que não merecem estar em nossa comunidade (bando de !@#$%%$#), mas tenho a esperança de que a Ongame continue meu trabalho de conscientização: Nós, os bons jogadores e a empresa, somos muito mais do que participantes ou funcionários, nos fazemos parte real desta comunidade, que é algo vivo e só existe por que nós existimos. Fazemos parte dela e ela de nós, e enquanto estivermos aqui o WYD vai existir para nós. Então, vamos cuidar do que é bom para nós, e ajudar a exilar estes noobs (sem ofensa aos ‘bons’ noobs, como eu ^^) !


Wyd-Forever: Obrigado pela participação Theurgus!

[GM] Theurgus: Eu que agradeço o convite, abraço galera!



Podem comentar no Mural de Recados que Theurgus deve olhar todos! :D

Lembrando que qualquer postagem ofensiva ou flood vai ser Apagado e o IP Bloqueiado.

2 comentários de Wydianos:

Derik Macedo disse...

Gostei muito da entrevista, acho que esse tipo comunicação é muito importante para que os Players não fiquem agitados com qualquer coisinha que acontece no jogo. Os GM atuais deveriam utilizar os canais de notícias para esclarecer estas dúvidas comuns à todos os players.

Derik Macedo disse...

ah! E é claro que com esse tipo de atitude sofreriam menos com floods e outras nobices..

Postar um comentário